Chamonix-Mont-Blanc


Chamonix - Mont-Blanc
Chamonix-Mont-Blanc, la cosmopolite
Mítica, Chamonix-Mont-Blanc atrai turistas de todo o mundo, visitantes simples ou esportistas apaixonados. Todos querem mergulhar na sua extraordinária história ligada à conquista dos picos do maciço do Mont Blanc e à história do montanhismo mundial.
Quando Chamonix-Mont-Blanc muda da agricultura para o turismo
No século XVIII, a aldeia vivia da agricultura, apesar das dificuldades da agricultura num ambiente com invernos longos e rigorosos. Em 1741, dois ingleses: William Windham e Richard Pocock, partiram em uma aventura no vale.
Eles descobrem a geleira Bois. Fascinados por esta extensão de gelo, eles deram-lhe seu nome atual: “Mer de Glace”. Espantados com a expedição, regressaram a Londres, onde detalharam a sua viagem em vários jornais literários. A partir daí, aventureiros de todo o mundo quiseram também observar as maravilhas deste misterioso território, levando ao desenvolvimento do turismo em Chamonix-Mont-Blanc.
Em 1760, o estudioso genebrino Horace Bénédict de Saussure ofereceu uma recompensa a quem chegasse ao Mont Blanc. Em 8 de agosto de 1786, Jacques Balmat e Michel Paccard, ambos de Chamonix-Mont-Blanc, abriram o caminho. Um ano depois, o próprio de Saussure alcançou o cume com a ajuda de Jacques Balmat. A chegada destes exploradores mudou rapidamente a vida dos Chamoniards. As expedições acontecem exclusivamente no verão e os agricultores locais tornam-se guias ou hoteleiros, pelo menos durante parte do ano.





